33 REVISTA “Não existe no mundo nada mais poderoso que uma ideia para a qual chegou seu momento”. OU, com a permissão de Víctor Hugo, de uma geração para a qual chegou seu momento para mudar o status quo. 2020 é um ponto de in-flexão, um #TurningPoint em maiúsculas que apresenta complexos desafios, mas também oportunidades. O tempo é agora, mas de sua repercussão depende o amanhã. Por isso fala-mos de future leaders, uma geração de jovens com causa cuja influência está dando forma a uma nova forma de liderança. Uma liderança que prova que outra forma de atuar à frente de um movimento social ou de uma empresa é possível. Mas de que falam? Sobre o que escrevem? Como pensam? Quais são seus valores? Na LLYC quisemos antecipar quem e como são os líderes do futuro em língua espanhola e portuguesa. Para isso, nos aliamos com Trivu, ecossistema global que impulsa oportunida-des para o talento jovem, e impulsionamos um inovador estudo no qual analisamos através de tecnologia PLN (NLP por sua sigla em inglês: natural language processing) e inteligência arti-ficial, o perfil psicossocial de jovens líderes que falam espanhol e português, nascidos depois de 1990, de 12 países. Uma análise da pegada digital e discursiva que, além disso, nos permitiu vislumbrar a evolução e o contraste desta geração com nossos líderes contemporâneos. Ativistas do bem comum Estes jovens se converteram em porta-estan-dartes do ativismo social. O discurso da nova geração incorpora mais referências ao coletivo e ao bem comum. “Público”, “climático”, “educa-tivo”, “mundial” ou “social” estão entre os adje-tivos mais utilizados pelos futuros líderes. Seu discurso retrata uma geração mais disciplinada e com maior tendência à ação. Os mais jovens empregam com maior assiduidade o verbo Miguel Lucas Data Business Leader do LLYC / Espanha 2020 é um ponto de inflexão, um #TurningPoint em maiúsculas que apresenta complexos desafios, mas também oportunidades. O tempo é agora, mas de sua repercussão depende o amanhã Luisa García Sócia e Diretora-Geral Espanha e Portugal do LLYC / Espanha David González Natal Sócio e Líder Consumer Engagement do LLYC / Espanha