47 REVISTA O contexto que fomos desafiados a aceitar devido à pandemia provocada pela COVID-19, colocou à prova a liderança; sua verdade e funcionalidade não apenas nas empresas, mas também no ser humano como ente social. A pandemia pôs em alerta vermelho três áreas totalmente relacionadas à liderança imple-mentada até agora -- inclusive por grandes empresários--: a continuidade, sustentabili-dade e gerenciamento das pessoas, incluindo agora a virtualidade. A situação fez que muitos líderes nos sintamos protagonistas e inclusive responsáveis por uma mudança de cenário que nos ajudará a enfrentar novas maneiras de viver o dia a dia. Estamos em um momento onde a priorida-de é reordenar e reconstruir os princípios que temos sobre ser um líder de sucesso. A COVID deixou claro que nada fica parado. E mais, estamos tendo agora o acesso à trans-formação tecnológica devido à aceleração do que havia sido planejado para o futuro (2025-2030) e isso é o que a nova geração de líderes está reavaliando. Há comportamentos e pensamentos diferentes; e, sobretudo, habi-lidades importantes que não podem ficar em último lugar em uma check list: poder aprender a aprender e aprender a nos concentrar. A con-centração é um plus importante porque agora nossa realidade nos obriga a estar em várias atividades ao mesmo tempo, sem perder o fio e o ritmo de nenhuma. Mas, o que procura a nova geração de líderes? Valorizar o que para outras gerações não era importante: ativar novas formas de comunicação e de análise. O fruto que agora está sendo colhido, graças ao avanço tecnológico, é que o imediato e o visual chegaram para ficar e não para ser uma etapa a mais na estação produtiva do ser humano. Estamos convencidos de que em breve va-mos ter que experimentar outras mudanças e a pergunta agora é: estamos preparados? Temos a oportunidade de aproveitar a crise para reavaliar e antecipar-nos às agendas para encarar os movimentos estratégicos à procura de um avanço que não fique apenas na tenta-tiva. Do contrário, somente vamos continuar correndo uma corrida sem objetivos, com o risco de regressar a uma velha normalidade obsoleta. Esta nova era está reconfigurando a forma como vivemos e especialmente está trans-formando o mercado de trabalho mundial de forma rápida e contundente. Os rápidos avanços tecnológicos como a Inteligência Ar-tificial ou a realidade virtual estão mudando a forma na qual trabalhamos e, embora seja Daniela Carvajalino CEO e Fundadora The Biz Nation / Colômbia A situação fez que muitos líderes nos sintamos protagonistas e inclusive responsáveis por uma mudança de cenário que nos ajudará a enfrentar novas maneiras de viver o dia a dia