35 REVISTA UNO + 1 Entrevista de José Antonio Llorente a Antonio Garamendi Antonio Garamendi Presidente da CEOE / Espanha P. São já muitos meses com a pandemia condicionando nosso dia a dia. Está cla-ro, Antonio, que a situação que sofre-mos também situou vocês, os líderes empresariais, em frente a um desafio sem precedentes. Como você avalia o gerenciamento que vocês estão fazendo? Você acredita que ele atende a demanda da sociedade? R. Acredito sinceramente que essa crise tão dramática está mostrando o melhor de cada um. Mas também está servindo para que todos sejamos conscientes de qual é o papel das empresas na economia e na sociedade. A partir do gerenciamento particular de cada negócio no qual, a propósito, todas as empresas estão fazendo o máximo possível para manter a atividade e o emprego, até os acordos que estamos alcançando nas orga-nizações empresariais tem sido na estrutura do diálogo social. O certo é que os empresá-rios assumiram que ser mais conscientes é possível, que somos o motor da economia. Isso foi visto claramente durante a cúpula que realizamos na CEOE no mês de junho passado, na qual a mensagem principal que se traspassou foi que as empresas são parte, se não a pedra angular, da recuperação, e que assumimos e queremos liderar a saída da crise, porque nosso objetivo final é o bem co- mum. Se tudo der certo para nós, dará certo para todos, que é nosso objetivo prioritário. Nesse sentido e para resumir, acredito que os empresários estão onde as circunstâncias exigem e, quando passarem os anos e olhar-mos para trás, vamos ver que nós estivemos e cumprimos com a sociedade quando ela nos necessitou. P. Imagino que, como líder empresarial, você já pode extrair alguma aprendiza-gem com o vivido e sofrido até agora, com que ensinamentos ficamos? R. Muitos e muitos importantes, porque essa conjuntura está nos colocando como dizia em primeira linha de fogo e nos exige respostas e resultados. Acertaremos ou falharemos, mas de tudo isso, nós aprenderemos algo. Alguns destes ensinamentos são claros: o líder se mostra e tem um papel fundamen-tal em ambientes de mudança e de crise, como os que estamos vivendo. Seu papel está centrado em seu trabalho por transfor-mar e colocar as pessoas no centro. O líder deve saber mobilizar a partir das emoções, conseguir impulsionar ações e se adaptar às necessidades da sociedade. Acredito que um exemplo claro disso foi a negociação dos expedientes de regulação de