34 REVISTA “fazer” que o “falar” —uma tendência invertida, porém, nos líderes atuais—. Também apelam com mais frequência à ação de “trabalhar”. A análise de personalidade destaca seu senso de dever e alta disciplina em comparação com a geração anterior. São empresários, pesquisado-res, artistas… com uma causa social de fundo. São ativistas do bom comum. Líderes transformadores Estão transformando setores, opiniões, pa-drões estabelecidos, etc. Estão provocando uma mudança em suas comunidades locais e digitais, demonstrando com fatos e palavras que a liderança pode ser “empática”, “aber-ta”, “responsável” e, sobretudo, “mobilizadora”, transformadora. Os acadêmicos americanos Bruce Avolio e Bernard Bass introduziram em 1991 o conceito da liderança transformacional. Este modelo visualiza o líder como aquele que incorpora o trabalho em equipe para identificar uma mudança necessária, cria uma visão para guiar a mudança através da inspiração e exe-cuta a mudança em conjunto com os membros comprometidos de um grupo Digitais que deixam rastro Existem evidências de que há uma correlação entre como falamos e como somos, pensamos e sentimos. Nesta linha, a linguagem é um dos veículos mobilizadores essenciais para os líde-res; além disso, com a proliferação das novas tecnologias, o rastro narrativo e discursivo des-tas figuras no ambiente digital é tão amplo como revelador. A partir de uma perspectiva morfos-semântica, indagamos nos discursos e inter-venções dos distintos líderes em redes sociais. Se analisamos o top 50 dos substantivos mais empregados em cada geração, observamos que os líderes do futuro possuem um discurso muito mais centrado em valores comunitá-rios, sociais e ancorados à importância do team-play: palavras como “vida”, “pessoas”, “mundo”, “família”, “amigos”, “amor”, “equipe” ou “apoio” aparecem entre os 50 conceitos mais recorrentes. Os líderes atuais, por outro lado, ou não apelam a estes conceitos ou, no caso de fazê-lo, é com uma frequência menor. O uso de palavras emocionais é 45 % mais abundante no discurso dos mais jovens e 78 % das palavras emocionais têm caráter positivo. Por outro lado, apesar de que parece que todo o mundo está imerso no debate sobre a transformação digital e a inovação tecnológica, as expressões sobre digitalização somente estão presentes no discurso analisado dos future leaders. 11.771 tweets, 1.017.391 palavras, 8.931 publi-cações de Instagram, 81 discursos de YouTube, 91 contas de Twitter e 106 contas de Instagram analisadas. 12 países. 120 líderes identificados. Além das cifras, Future Leaders é a evidência de que os jovens mais influentes constituem uma geração com causa que vem pisando forte. Estão mudando as regras do jogo. Estão ques-tionando os roteiros das gestões executivas mais tradicionais. Estão provocando o advento acelerado de uma nova liderança. Estão mudando as regras do jogo. Estão questionando os roteiros das gestões executivas mais tradicionais. Estão provocando o advento acelerado de uma nova liderança